1- Introdução
Os povos Quíchuas ou Quechuas se originam de tempos
arcaicos. Localizados nos planaltos andinos.
No principio do século XV foram conquistados pelos
povos Incas, onde teve seus costumes alterados. Mas mudou totalmente depois da
chegada dos espanhóis, onde eram colocados em aldeias com grande número de
pessoas, o que não era de costumes deles. Tiveram também que mudar sua
agricultura e religião, se tornando cristãos.
Tiveram um papel importante na agricultura.
2-
Localização
Os quíchuas se distribuem pela maior parte na região
da Cordilheira dos Andes, principalmente no Peru, na Bolívia e no Equador e em
menor quantidade na Argentina e no Chile. A população total dos quíchuas é de
10-11 milhões, sendo 3.799.780 milhões no Peru, 2.910.000 na Bolívia, 2.568.000
no Equador, 55.493 na Argentina e 8.200 no Chile.
3-
Aspectos linguísticos
Em
uma análise linguística do povo, indaga-se acerca do surgimento da Língua
Quíchua sob uma perspectiva morfológica histórica e seu desenvolvimento com
base nas relações entre os povos. Em sua particularidade o povo Quíchua sofreu
uma intensa represália após as sucessivas conquistas territoriais acometidas
por povos belicamente mais desenvolvidos. Entre os ataques sofridos, destaca-se
a queima dos arquivos denominados quipus
, uma espécie de documentos incaicos aos quais eram utilizados pela
sociedade como uma maneira de registrar as palavras e possíveis diálogos entre
os habitantes.
1-
Aspectos políticos
Pela
organização de representação social, o antigo povo Quíchua se orientava por
valores patriarcais nos quais os homens bons, ou seja, aqueles nos quais
trabalhavam e prol da família e auxiliavam nas construções coletivas, poderiam
assim decidir ou opinar publicamente acerca de como o povo ou os menores grupos
tomariam as decisões e caminhos que impactavam ao todo[1].
Dessa
maneira, nota-se uma leve semelhança aos demais povos sul-americanos nos quais
também se orientavam por valores políticos ligados a uma figura patriarcal como
um possível líder bem como formadores de opiniões similares que auxiliavam no
decorrer da organização.
2-
Núcleos familiares
No
que tange a estrutura elementar familiar dos povos Quíchuas, percebe-se uma
divisão de tarefas amplamente ligada ao gênero sexual do indivíduo e pouco se
diferenciando dos demais povos da américa. A figura masculina estava ligada as
obras, construções, caça e políticas públicas, dessa maneira pouco ficavam em
casa e estavam destinados a cuidar em sua maior parte do ambiente público.
Por outro lado, a figura masculina continha, dentro de suas divisões, subdivisões que auxiliavam nas divisões de tarefas nos seus lares. A mãe, naturalmente, estava responsável pela agricultura e pelo preparo da caça na qual o pai obtinha. A irmã mais velha era responsável por cuidados dos irmãos mais novos e assim, auxiliava a mãe nas tarefas dos lares.
Lutas-
A luta pelo direito à terra vem prevalecendo até o
dia de hoje como um ponto político da vida dos quíchuas, os grupos
étnicos Kichwa do Equador fazem parte da associação ecuarunari conseguiram
recuperar a devolução de propriedades, muitas vezes por meio de atividades
militantes. o caso da comunidade de Sarayaku se tornou bem conhecido entre os
Kichwa das terras baixas.
Os Quechuas ainda são alvos de conflitos políticos e
perseguições étnicas. Na guerra civil peruana da década de 1980 entre o governo
e o Sendero Luminoso,por exemplo De 70.000 mortos, três quartos eram
quechuas enquanto os grupos guerreiros eram brancos e mestiços.
Comidas-
Os povos Quíchuas cultivam muitas coisas para consumo
próprio entre eles estão os diversos tipos de batatas, quinoa, mandioca, milho,
entre outros. A carne seca de cavalos e bois também incluem no seu cardápio.
Crenças-
Além da religião católica empregada pelos espanhóis,
esses povos ainda seguem sua religião nativa, como a crença na Mãe Terra (Pachamama ), que concede fertilidade e a quem ofertas
queimadas e libações são feitas regularmente.
Medicamentos-
Por morarem em lugares altos desenvolveu um medicamento
chamado quinino, que vem da casca da arvore cinchona. A coca suprime a fome, a
sede, a dor e a fadiga.
Roupas-
[1]
OCHOA,
Jorge Flores. LA CULTURA QUECHUA. I. ed. Peru: Revista de
Antropología, 2004. 10 p. v. I. Disponível em: https://200.62.146.19/bibvirtualdata/publicaciones/revis-antrop/n2_2004/a05.pdf.
Acesso em: 29 dez. 2021.
[2]
OCHOA,
Jorge Flores. LA CULTURA QUECHUA. I. ed. Peru: Revista de
Antropología, 2004. 10 p. v. I. Disponível em:
https://200.62.146.19/bibvirtualdata/publicaciones/revis-antrop/n2_2004/a05.pdf.
Acesso em: 29 dez. 2021.
¡Kachkaniraqmi!: El último censo y el quechua, por Luis Andrade Ciudad
2001 INEC census
«Quechua People». WorldAtlas. Consultado em 28 de março de 2019
Consejo Educativo de la Nación Quechua
LOZADA PEREIRA, B. La educación intercultural en Bolivia - Valoración de experiencias y proyección política, pp.115s. Universidad Mayor de San Andrés, 2005.